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Gestão do Tempo

GESTÃO DO TEMPO-Algumas razões identificadas sobre o tema…

Parece coisa recente, mas os primeiros programas / cursos com foco no uso do tempo surgiram já nos anos 70/80! Alguns deles buscavam otimizar as horas do dia, da semana, mês e ano, enquanto uns poucos, entendiam que  ser mais importante  gerenciar a vida como um todo!

Time Manager: há bons anos, em 1983, tive a oportunidade de participar de excelente Programa, um curso de 32 horas  chamado “Time Manager” trazido ao Brasil pela AGA (multinacional sueca na área de Gases Industriais, depois adquirida pela Linde, alemã), aplicado por especialistas da Dinamarca para os Executivos da empresa. Para mim, foi uma verdadeira revolução no meu Projeto de Vida. Ali, após dois dias de curso, os instrutores nos perguntaram quais eram nossos Propósitos de Vida, ou mesmo Metas para os próximos anos:  01, 02, 05, 10, 20, 30 anos…Silêncio geral! A tarefa de casa para o dia seguinte foi a de cada um rascunhar um Projeto para os próximos anos ! Após forte debate, em casa, com a esposa sobre o tema, nasceu belo Projeto, através do qual mapeamos os próximos 30 anos de vida pessoal, familiar  e profissional . Tudo evoluiu dentro do planejado, o que tem sido um marco, um diferencial em nossa vida!

Após esse curso, fui estimulado convidado a me aprofundar no tema “ gestão do tempo” , vindo a participar de  treinamento nesse mesmo programa,  na Argentina para me tornar instrutor ! Fui  credenciado a aplicar o Programa para os Profissionais da AGA . num total de dez turmas! Sem dúvida, esse período me agregou significativa evolução profissional em minha carreira! Atuei como condutor/instrutor do Time Manager  para mais 200 Funcionários da AGA, em cursos em Hotéis em Pouso Alto, Barbacena, São José dos Campos e Caruaru!!! Além da AGA, fizemos esse Programa para Executivos de outras empresas e para Grupos de RH em São paulo, Rio e Sul de Minas. Foi estimulante criar oportunidade de agregar ricos conceitos da filosofia do Time Manager aos participantes e anos mesmos, como por exemplo:

  • o gerenciamento da vida é o ponto de partida para gerenciar o tempo em geral;
  • ter foco nas atividades chaves é fundamental;
  • mandatório sair da Dissonância Cognitiva, reduzindo conflitos de comunicação através da Percepção Objetiva; ao mantermos uma visão subjetiva não evoluímos para uma consonância  cognitiva, gerando ruídos improdutivos na comunicação!
  • autoconhecimento nos ajuda a saber de nossas forças e de nossas oportunidades de melhorias para superar os desafios da vida;
  • a mudança de hábitos é um desafio…a mudança é uma porta que só se abre por dentro.. etc.

Avanços da Gestão da Vida: nas últimas décadas, os avanços tecnológicos fizeram com que a Gestão do Tempo se tornasse cada vez mais desafiadora! Surgiram enriquecedoras formas de abordagem desse tema, com foco na ampliação da visão e variáveis das mesmas! Em tudo, porém,  permanecem como de extrema importância aspectos relacionados ao Autoconhecimento como ponto de partida para se traçar uma MUDANÇA PLANEJADA, criando-se novos horizontes. MINDSET passou a ser uma palavra de extrema importância, instigando as pessoas a se concentrarem naquilo que, de fato é essencial e construtivo. Quem se mantém com “mindset” ultrapassado e inútil não terá evolução importante e positiva em sua vida. Visões medíocres não trarão resultados inovadores e resultados novos! Já se disse, por vozes diversas, mas com conteúdo similar que “ se alguém administra sempre, como sempre administrou, os resultados não serão diferentes dos sempre obtidos”. Aliás, muito antigo aquele dito popular a afiançar essa ideia: “ quem planta ventos, colhe tempestade”.

As mudanças acontecem a partir da vontade de cada um de crescer e de evoluir! Quem se acomoda no “modelito” tradicional, ainda adeptos do “sempre foi assim” ficam a ver navios! Como se diz, para ficar para trás, basta ficar fazendo sempre do mesmo jeito!

Controle da Vida: se não assumirmos o controle de nossa vida, seremos dominados pelas distrações do dia-a-dia, pela mídia, pelo consumismo e pelas prioridades dos outros! Pior de tudo, seremos controlador pelos outros, pois não há vácuo nessa área!

Questões incômodas na gestão do Tempo/ Gestão da Vida: há no dia a dia questões a serem solucionadas para que tenhamos controle de nossa vida, caso não queríamos ser manipulados pelas circunstância tais como:

1) Como administrar meu tempo se muita coisa que faço depende de outros?

2) Meu tempo é tomado por e-mails, WZs, telefone etc. Como fugir desse cerco?

3) Tenho tanta coisa para ler, mas não saio do lugar, sem saber por onde começar!

4) Sempre cansado, à noite, acabo ligando a TV (cochilando na frente dela). Não consigo fazer nada de muito útil à noite!

5) Vejo muita gente começando coisas e não terminam nada, seja o estudo do de inglês; caminhadas para emagrecer; redução na cerveja; mudança de hábitos…)

6) Sei que preciso planejar melhor o que irei fazer, mas acabo fazendo tudo por ímpeto e tenho que refazer sempre…

7) Muitas vezes não me concentro nas orientações recebidas e começo a fazer do jeito que eu acho e dá tudo errado;

8) Tenho dificuldade em ler/seguir procedimentos, achando que é pura burocracia!

9) Manter o foco é o que me sugerem, mas, há, ao mesmo tempo, muitas atividades e demandas;

10) Na empresa, perco tempo para entender o que meu chefe quer. Muitas vezes o pessoal da matriz pede coisa diferente daquilo que me chefe direto me cobra!

Enfim, somos desafiados a destinar o tempo adequado para nossas atividades! Tudo, entretanto, acaba sendo motivo de ansiedade e de baixa produtividade quando não se planeja a mudança de  forma planejada. Não há fórmulas que se apliquem para todo mundo, mas há modelos mentais que fazem mal e que dever de ser mudados !

Sugerimos que todos reservem tempo para definir o que é prioritário, ou seja, se não fizemos algumas coisas na hora certa, isso se tornará urgente e custará mais tempo e mais caro fazer depois!  Ficar sofrendo por atrasos em nossas metas, faz mal e gera stress! Melhor não assumir o que não se tem tempo ou condições de fazer! Delegar é uma saída importante para quem lidera, mas os liderados precisam de serem qualificados para fazer da forma correta! Definir estratégias para se ter claro aonde se quer ou precisa chegar é fundamental, mas sem recursos e controles, os resultados serão ruins! Há ferramentas fáceis de serem usadas e conhecer o uso delas, ajuda a otimizar o tempo: PDCA- SWOT(FOFA) ETC.

Há livros que mostram caminhos e conhecer o que foi feito por especialistas  que poderão ser úteis a todos que buscam melhorar sua gestão do tempo e o alcance de suas metas tais como:

  • O Poder do Hábito
  • Sete Hábitos das pessoas altamente eficazes;
  • Inteligência Emocional;
  • A Quinta Disciplina;
  • Mindset;
  • O Monge eo Executivo;
  • Nascidos para vencer.

Temos certeza de uma coisa: Cada um de nós precisa de ser o protagonista de sua vida!

Ninguém pode esperar milagres e o acaso para tornar sua vida interessante e bem sucedida!

Não há pessoas com que conseguem melhores resultados por sorte, mas pessoas que lutam e se esforçam desenvolvendo habilidades e competências para obterem melhores resultados!

Todos os dias, todos nós recebemos a mesma quantidade de horas , 24 horas por dia! Uns fazem melhor uso destas horas, outros deixam as horas passar, esperando pela sorte, às reclamando…

Campinas, 19.7.2021

Antonio Carlos

A ÂnimaRH nasceu, na mente de seu criador, em meados de 1983, no Rio de Janeiro durante Seminário dirigido por uma consultoria dinamarquesa, “Time Management”, no Hotel Glória. O curso era focado na administração da vida. todo direcionado `a Alta Direção (Executivos) da AGA.
Contato
Av. Aquidabã, 883 – 53 Bosque,
Campinas/SP, 13026-430
(19) 3235-2529
Horário
Seg-Qui: 9:00 – 18:00
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