Em 16.12.2014, o livro O Monge e o Executivo aparece no Valor Econômico como o 4º. Livro mais vendido…Isso acontece há mais de 15 anos..
POR QUE O MONGE E O EXECUTIVO AINDA É UM DOS LIVROS MAIS LIDOS?

Quem já leu sabe que valeu a pena e quem não leu pode criar coragem e ir em frente, pois encontrará importantes idéias e sugestões para seu dia a dia seja no trabalho ou na vida pessoal e familiar.
Abaixo, sintetizamos algumas das idéias presentes no livro para despertar interesse maior em quem não o leu e possibilitar relembrar aos que já o leram:

Alguns Princípios de Liderança do O MONGE E O EXECUTIVO

Há uma busca constante da liderança eficaz seja em casa no trabalho ou no meio da comunidade…
Administrar à moda antiga, no grito, com, ameaça não tem mais sentido há algumas décadas…

Não basta ler um livro, fazer um curso, ver uma fita no DVD, escrever na agenda novos propósitos para se tornar um líder eficaz…
Velhos hábitos precisam de ser trocados por novos hábitos mais adequados…

Para se buscar um novo modelo de gestão da liderança, é necessário querer , de fato, provocar uma mudança, provocando melhorias contínuas; tendo coragem de receber feedback, até dos subordinados, apoiando a mudança pretendida…
Não há pelotões de soldados fracos- apenas líderes fracos…

O maior sintoma de saúde ou doença de uma Organização está na sua liderança ou na ausência de uma liderança…Aliás, a liderança está presente em casamentos saudáveis; grupos saudáveis; empresas saudáveis….
Estão equivocados os líderes que pesquisam o que as pessoas querem em vez de pesquisar o que as pessoas precisam…Se Moisés tivesse feito uma pesquisa com os judeus para eles opinarem se aceitavam sair do Egito será que eles sairiam???

Muitos pais buscam ser amigos dos filhos, mas seria mais eficaz se conseguissem ser líderes dos mesmos, com limites, amor, feedback, disciplina, indicando rumos…
Liderançatem tudo a ver com CARÁTER, já que se trata de fazer a coisa certa…
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem de forma entusiasmada, visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter…

Gerência é o que fazemos no dia a dia, quando cuidamos do Planejamento, Orçamento, Organização, Controles, Manutenção da ordem, Desenvolvimento de estratégias e Liderança é o que somos, o que significamos…
O foco do Treinamento em Liderança está voltado à capacidade de inspirar as pessoas, os outros à ação…. Muitos gerentes ao serem treinados sobre Liderança estão pensando, apenas, em tornar as pessoas capazes de administrar coisas…

Liderar pessoas e não apenas gerenciar pessoas..Liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem seu coração, sua mente, seu espírito, sua criatividade e excelência a serviço de um objetivo! É preciso fazer com que se empenhem ao máximo na missão, dando tudo pela equipe…
Para ser um líder, influenciando pessoas não é necessário ter um cargo…O que define a palavra Liderança é essa capacidade de influenciar os outros para o bem….

O maior especialista da Administração dizia que pode haver muitos líderes natos, mas são poucos. A liderança é algo que pode / deve ser adquirido…
Liderança é habilidade, ou seja uma capacidade aprendida ou adquirida, ainda que alguns tenham mais rapidez no desenvolvimento de suas habilidades de tocar violão, piano, flauta; jogar futebol, vôlei, basquete; falar em público…

O desenvolvimento das habilidades de liderança não se resolve com um curso de dois dias, de uma semana, deixando depois os treinados à solta… se os treinados não tiverem apoio e o acompanhamento necessários para que tenham sucesso na tarefa de liderar, um curso pode até ser prejudicial…
Liderança não é sinônimo de gerência, mas de influência…

Muitas empresas, hoje, contratam pelo caráter, treinando para a habilidade…
Liderança é CARÁTER EM AÇÃO, assim como desenvolvimento de liderança e desenvolvimento de caráter são a mesma coisa..

São muitos os estímulos no dia a dia ( em torno de 15.000)… as decisões são baseadas no caráter…há pessoas que se tornam senador depois de lutar no Vietnã e outros que ali também lutaram e se tornaram drogados…

Campinas, 16.12.2014