CONSULTORES ÂNIMA

Antônio Carlos Vaz de Lima
Antônio Carlos Vaz de Lima

Mineiro do Sul de Minas, nascido em Pouso Alegre, no Cantagalo, próximo do Bairro dos Afonsos, criado em Congonhal para onde se mudou aos seis anos, onde residiu no bairro rural da Laginha. Casado, quatro filhos, seis netos.  Mora em Campinas, desde 1988, cidade escolhida para seu Projeto Profissional, quando viesse a atuar como Autônomo/Empreendedor em Atividades de Gestão de Talentos e Geração de Líderes!

FORMAÇÃO: Mestrado, em 1996, em Direito do Trabalho pela USP, onde fez a Graduação, concluída em 1978; Filosofia  e Letras Clássicas pela USP e Mestrado em Linguística pela mesma USP. Em 2009, concluiu  Curso de Formação em Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC); Curso Avançado de Avaliação de Potencial pelo DISC em 2015.

ATIVIDADES-EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Participou de inúmeros Grupos de RH, sendo criador e primeiro Coordenador do GRINSUL (Grupo de Relações Industriais do Sul de Minas) e do Grupo de RH de Jundiaí, AJARH. Fundador do Qualyservice, órgão que agregava Empresas de Serviços Especializados, foi seu primeiro Coordenador. Trabalhou em cargos Executivos em empresas como: VW DO BRASIL em SBC(05 anos), MANGELS MINAS, em Três Corações (05 anos); AGA DOBRASIL, no Rio de janeiro  (05 anos) e do Grupo Alemão BOLLHOFFem Jundiaí (06 anos).

Sócio-Diretor da ÂNIMA, fundada em 1995,  tem sede e escritório em Campinas. A ÂNIMA, nesses 20 anos de história, tem desenvolvido atividades Estratégicas e Operacionais junto de Empresas nacionais e multinacionais, no Estado de São Paulo; Sul de Minas, Goiás e em todo o Brasil. O foco das suas Atividades direciona-se para o setor Automotivo, Agronegócios; Embalagens e Serviços, ainda,  com forte atuação em Processos de Recrutamento e Seleção de Executivos e de Pessoal Especializado; Aconselhamento; Coaching; Gerenciamento de Carreira; Gestão de Competências; Terceirizações Estratégicas e Desenvolvimento Organizacional.  Nos últimos dois anos ampliou suas áreas de  Atuação envolvendo-se com Profissionalização de Empresas Familiares, contando para isso com Consultores seniores, Especializados!

O CRIADOR E A CRIAÇÃO

A ÂNIMA completa 20 anos em 2015, e traz consigo, em sua estrutura (DNA), alguns dos principais traços do seu criador:

  • Ousadia em se reinventar constantemente;
  • O sonho de dar às pessoas de nossos contatos a vontade de evoluir em nosso potencial
  • E crescer sempre rumo a melhores oportunidades pessoais e profissionais;
  • A certeza de que os resultados trazem consigo oportunidades de evolução!
  • Todos nós temos condições de construir nossa história e traçar nossos  caminhos;
  • Não vale a pena ser refém das coisas passageiras! Melhor investir nas coisas perenes, com sentido em nossa vida tais como: Confiança; Transparência; Entendimento e Paz!

Antonio Carlos nasceu no Cantagalo, bairro rural, próximo de Pouso Alegre, Sul de Minas. Foi criado no meio agrícola, em Congonhal, no bairro da Laginha, com visual privilegiado, de olhos para a enorme serra verde  de fronte para sua casa, atrás da qual escondem-se os Campos de Caldas. No meio dessa serra, uma cachoeira bem magra, na seca, narra através dos tempos a agonia das águas se diminuindo a cada ano. Nem nas épocas de chuvarada se ouve mais o barulho do aguaceiro avermelhado tão comuns nos anos cinquenta, sessenta…

Desde os 7 anos, percorria diariamente, quase 12 quilômetros (ida e volta) para cursar o primário que acabara de deixar uma vila promovida a cidade. Desafios como esse, o estimularam a achar horizontes mais amplos, voos mais elevados. Ele não se imagina limitar-se á rotina de cuidar do gado de pouco leite, nem de porcos comuns ou das plantações de milho e fabricação de polvilho, onde sua família com 08 irmãos vivia. Assim aos 10 anos, entusiasmado com a ideia de ser padre, entrou no seminário da cidade (assim se referia a Pouso Alegre a 18 km de Congonhal). Foram 14  anos de descobertas e de mudanças radicais no menino vindo da roça! Nos cinco primeiros anos, evoluiu nos hábitos elementares, vivenciando a vida em comunidade religiosa, com disciplina rígida; horários para tudo; reorganização da comunicação; da alimentação dos hábitos de estudos etc.

Entre 1959/1967, estudou nos seminários menor e maior de Mariana, verdadeiro choque de cultura! Descobriu o universo da Filosofia, com aulas em Latim, além de conviver cada vez mais de perto, com os mistérios da igreja Católica! Estudou, no final, durante um ano no Seminário Central do Ipiranga, onde cursou o 2º ano  de Teologia, quando optou por deixar o Seminário por se sentir em descompasso com a carreira sacerdotal!

Em 1968, com São Paulo sitiada pela pressão das regras da Ditadura, partiu para novos rumos, cursando Letras Clássicas na USP, na rua Maria Antônia, onde ocorriam atritos históricos, culminando com o fechamento da Faculdade naquele local, com transferência dos Cursos de Filosofia da USP para a Cidade Universitária! Seguiram-se cinco anos de situações inusitadas na sua vida: Professor da Língua Portuguesa no Km18 em Osasco; residência no CRUSP de maio a dezembro de 68, até à invasão e fechamento do mesmo pela polícia, com passagem rápida e sem causa aparente pelo Presídio Tiradentes; com a extinção da moradia no Crusp, formação de uma república, com colegas da USP, na Vila São Francisco entre SP/OSASCO bem no meio de uma Vila Militar! Depois veio o casamento; conclusão da Faculdade; nascimento de sua primeira filha; Mestrado em Linguística na USP;  trabalho na VW do Brasil em SBC, no Centro de Formação Profissional, por 5 anos; Curso de Direito na USP, no Largo São Francisco (74/78); mudança para Três Corações no Sul de Minas, com trabalho na Mangels (77/82) saindo como Gerente de Relações Industriais após importantes experiências em Desenvolvimento de Pessoas e Empresas; Qualificação de Pessoal; Inovações nas Relações com a Comunidade (Festival de Folclore para valorizar a Cutura dos Funcionários da Região; Programa da Radio Local, etc). De 1983 /88; Gerente Geral de RH da AGA, multinacional sueca, sediado no Rio, com gestão de RH das unidades da mesma em todo o Brasil. Na AGA, gerenciou Programas de Formação Gerencial e de Supervisão; Implementação de Avaliação de Desempenho; Projeto Trainee, pioneiro, com 18 participantes; Negociações Sindicais; Gestão do Tempo e Formação de Especialistas em Vendas Técnicas. Sua última experiência como Gerente de RH deu-se no Grupo Bollhof, empresa de autopeças alemã, em Jundiaí  (1988/1994).Sua missão era criar a área de RH e Gestão da Mudança de Cultura da Empresa, em momento de abertura da Economia, onde se exigiam Produtividade e Competitividade. Para evoluir atuou com foco na criação de condições de uma Gestão Profissionalizada; formação de Gerentes e Supervisores; Implementação da Qualidade; Reestruturação de Cargos e Salários; Gestão de Prioridades etc. Graças aos  Projetos de Qualificação e de Profissionalização, o Presidente mundial ( Dr. Bollhoff) se sensibilizou oferecendo condições mais adequadas para tais trabalhos de Formação e Qualificação, financiando a Construção de Centro de Treinamento e Desenvolvimento, uma obra pioneira em todo o Interior de São Paulo!

Dentro do Projeto de começar  atividade autônoma, focada no Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações, em 1994, Antonio Carlos deixou de ser funcionário da Bollhoff, , passando a atuar, nessa mesma empresa, como Consultor, até que no ano seguinte  concentrou-se exclusivamente no novo negócio:  Motivar Empresas de Serviços de Segurança Patrimonial do Estado de São Paulo a se profissionalizarem, começando pela implementação da ISO 9000! Esse caminho trouxe Atividades pioneiras, com envolvimento de inicial de duas dezenas de empresas, cabendo à ÂNIMA atuar junto dos Gestores na ampliação de sua Visão das Oportunidades advindas dessa Profissionalização. Para isso formou Parcerias Especializadas  (Werner Nopper esteve ao nosso lado por bom tempo), gerando inquietações positivas, visando a tornar Empresas de Serviços profissionalizadas! Após dois, três anos, com muitas delas sendo certificadas pela ISO e com Planejamentos Estratégicos, indicando necessidades de Mudanças nas estruturas, a ÂNIMA evoluiu no apoio à identificação de Profissionais da Indústria, em condições de liderar essas Mudanças em Serviços!

A partir dos anos 2.000, a ÂNIMA fortaleceu suas atividades, já contando com Consultores Associados para atender a Demandas de Recrutamento Especializados dentro do boom de crescimento de empresas na Região de Jundiaí/Campinas; Interior de São Paulo; Sul de Minas e também do Agronegócios sobretudo em Goiás !  Atendemos a Programas de Contratações de todo o corpo gerencial, supervisão, incluindo-se empresas nacionais e sobretudo multinacionais! Tivemos, inclusive, uma experiência inusitada em Pouso Alegre,  quando fomos chamados por um Grande Hipermercado para efetivar a contratação de todos os seus 300 funcionários! Esse Projeto alcançou repercussão enorme, ante a forma avançada utilizada por nós na identificação dos profissionais. Integramos aspectos técnicos na Seleção a aspectos de Marketing, envolvendo toda a cidade nesse processo! Duas profissionais cuidaram das rotinas do Processo, durante três meses, com resultados considerados pelo Diretor Geral desse empreendimento  300% acima do que ele havia pedido!

Nos últimos cinco anos, a ÂNIMA já madura e reconhecida pelas suas Competências tem colocado seu foco  de maneira especial em atividades como:

  • Otimização dos Processos de Recrutamento e Seleção de Executivos e de Pessoal Especializado, ampliando a Confiabilidade e a Vinculação com os Clientes!
  • Implementação de Sistemas de Avaliação de Potencial em parceria com empresa especializada no DISC para a área Profissional e para avaliações de Carreira!
  • Suporte a empresas Familiares em Processo de Profissionalização com Consultores Especializados para dar apoio em Planejamentos Estratégicos e Avaliação de Clima;
  • Desenvolvimento de Programas de Coaching de Vida; Coaching de Carreira; Coaching  Profissional e Coaching Executivo e Coaching de Empreendedorismo!

Campinas, 27.7.2015

Luciana Garcia Vaz de Lima
Luciana Garcia Vaz de LimaPsicóloga Clínica
Sócia-Diretora da ÂNIMA e Consultora Técnica da ÂNIMA. Graduação em Psicologia (CRP 06/67332), com formação em 2001 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP. Especializada em Terapia Cognitiva Comportamental e em Transtornos Alimentares pela Faculdade de Medicina da USP – FMUSP (2002/2004). Desenvolve atuação Clínica em Campinas fazendo parte de Equipe Multidisciplinar; Voluntária de Programa de Transtorno Alimentar da UNICAMP (desde 2008). Atua junto à ÂNIMA desde 2005, sendo a Responsável pelo suporte Técnico Psicológico às Atividades de Gestão de Carreira; Coaching; Avaliações de Potencial e Entrevistas de Avaliação Psicológica com produção de Laudos específicos.
Sven Dinklage
Sven Dinklage
Nascido na Alemanha, viveu em seis diferentes países. Reside no Brasil desde 1998. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Würzburg, Alemanha (1994), e “Master of European Management” pela ESCP Europe em Paris, França, (1997). Experiência na BOSCH, no Brasil, onde atuou por 10 anos nas áreas de Marketing, Vendas, Planejamento Estratégico e Projetos internacionais. Entre outras capacitações, formou-se em Coach pelo Instituto EcoSocial de São Paulo (2012); “Analista Quantum” pela Universidade Quantum (2011) e Instrutor do modelo persolog / DISC (2012). Sven aplica esta experiência como Treinador Intercultural, Coach Executivo e Consultor de Recursos Humanos, trabalhando para vários clientes e parceiros nacionais e internacionais. Tem conduzido formações comportamentais nas áreas de Liderança, Liderança Global, Confiança, Eficácia Pessoal e Team Building, entre outras. Pelo seu perfil poliglota, Sven pode conduzir todos os seus trabalhos também em inglês e alemão, além do português. Consultor Associado da ÂNIMA desde 2013 aplicando suas Competências em clientes que buscam otimização dos Times; melhoria das Lideranças e Gestão de Competências de Gestão.
Clemis Miki
Clemis MikiConselheiro independente, Consultor em Gestão e Estratégia
Engenheiro formado pela Escola Politécnica – USP, pós-graduado em Marketing – ESPM, Training for International Operations / LAMP – IFL, Global Leadership Program – INSEAD. Foi CEO e Presidente de Conselhos de Administração de empresas na América do Sul. Foi membro do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral. Atualmente é membro de Conselhos de Administração e Consultivo de empresas Familiares e também membro do Comitê de HR do IBGC. Na ÂNIMA atua em Processos de Change Management; Planejamento de Gestão Familiar; Implementação de Conselho de Administração de Empresas e Coaching de Diretorias.
Vanderlei Corral
Vanderlei CorralConsultor Sênior Empresarial em Controladoria, Finanças, Estratégia e Governança Corporativa
Conselheiro de Administração homologado pelo IBGC e Coach pelo Instituto ICI. Gestor e Diretor Administrativo e Financeiro por três décadas em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, tendo ocupado cargos regionais em diversos segmentos como Eletro-eletrônico, Químico, Agronegócio, Transportes, Serviços, Projetos e Automação Industrial. Atuou em empresas como: GE, Black&Decker, Ferro, Emerson, Caxuana, Brasil Ferrovias, McPrado. Consultor Sênior em Projetos de Governança Corporativa em empresas de médio e grande portes, melhorando a governabilidade com a implantação de mecanismos de proteção da sociedade e do patrimônio dos sócios, a gestão de riscos, de resultado e retorno sobre o investimento.
Foco de atuação: Desenvolvimento de Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais; Governança Corporativa; Projetos de Reestruturação; Abertura; Fechamento e Transferência de Unidades industriais; Projetos de melhoria de Processos de Gestão Financeira; Implantação de KPIs; Análise e melhoria de Rentabilidade, Preços, Mix, Custo e retorno sobre Capital Empregado; Implantação de Sistemas de Custos Industriais Integrado; Planejamento de Manufatura e Margens operacionais; ERPs : Oracle, Datasul, Magnus, QAD, RM, Hyperion e SOX. Habilidade na Gestão de Projetos, Planos e Desenvolvimento relatórios gerenciais. Vivência em ambientes BR Gaap, US Gaap e IFRS.”
Eng. Steven Lavelle
Eng. Steven LavelleConsultor associado da ÂNIMA
Americano radicado no Brasil há vários anos, ex-Gerente/Diretor Industrial de multinacionais; Consultor de Lean Manufacturing; Six Sigma etc.. Atua como Professor de Inglês; Intérprete de eventos, com suporte a empresas multinacionais e nacionais. LideraProjetos de Desenvolvimento de Profissionais com foco, sobretudo, na melhoria da comunicação oral em inglês, conduzindo Clubes de Conversação com 06 a 08 participantes, através de reuniões periódicas, de 90 a 120 minutos, com foco em temas de Gestão tais como: Liderança- Gestão do Tempo- Negociação- Produtividade- Coaching etc, na sede da Consultoria ou na sede de empresas parceiras. Um grande diferencial é ter morado na Europa, África, Europa e nos E.U.A., e trazer esta experiência para o lado dos negócios em Inglês. Também para o lado dos negócios, as diferenças entre o inglês dos E.U.A., Austrália, Inglaterra, entre outros, são explicadas para eliminar erros no entendimento.Desenvolve em parceria com a ÂNIMAcursos aprofundados de Inglês para Executivos/Pessoal Especializado; Preparação de Profissionais para evolução na língua e avaliação de Candidatos para Processos Seletivos. Metodologia pratica: Contatos sistemáticos on-line ou de maneira presencial; utilização de material Técnico e textos da Mídia internacional. Atua em atividades de Coaching profissional com uso da língua inglesa e faz Preparação e intensificação da língua inglesa para candidatos a cursos de MBA no Exterior ou para Alunos do Ciência Sem Fronteira.
Prof. Abilio Carnielli Filho
Prof. Abilio Carnielli Filho
Graduado em Ciências Humanas com pós-graduação em Administração de Recursos Humanos, realizou cursos de especialização em “Strategic Planning” e “Manufacturing ProblemSolving” nos E.U.A. Recebeu treinamentos específicos na área de Gestão Empresarial, Desenvolvimento de Talentos Humanos e Negociações Sindicais. Atua na área de Recursos Humanos desde 1977, professor universitário desde 1986, em cursos de pós-graduação, palestrista e consultor de empresas e sócio-diretor da Mentoring Educação Empresarial, especializada em gestão do capital humano e na sua formação e qualificação. Atuou profissionalmente na Volkswagen do Brasil e exerceu funções executivas na Mangels, Moinho Santista, Becton Dickinson, Philip Morris e Climax-Refripar (Prosdócimo). Entre seus principais clientes podemos destacar: T.D.A (Indústria eletrônica), SETAL (Engenharia), NEIVA (Indústria Aeronáutica), BANESPA (Banco do Estado de São Paulo), Rede Ferroviária Federal, Papel Simão, Editora Abril, Localfrio, SINDHOSP (Sind. dos Hosp. de S. Paulo) Philips Do Brasil(Lâmpadas), Banco VW, General Motors do Brasil– Primesys, Sul América Seguros, Latina Ind. e Com. Ltda, Sanyo da Amazônia, SENAC (Centro de Tecnologia em Gestão de Negócios), Lagoa da Serra(Inseminação Artificial), Merck Sharp &Dohme, Tubos e Conexões Tigre, Hospital Sanatorinhos de Carapicuiba-Itu eVallée (Produtos Veterinários) Montes Claros-MG: Atual. Implantação de Programa de Qualidade Total; Implantação de Sistema de Gestão de Recursos Humanos; Implantação de Universidade Corporativa; Gestão Terceirizada de Recursos Humanos.

CONSULTORIAS E SERVIÇOS CORRELATOS DE PARCEIROS

Leonardo Fagundes Toledo
Leonardo Fagundes ToledoToledo Consultoria Empresarial - Sócio Diretor (Implementação de Lean Manufacturing, Produtividade e Correlatos)
Engenheiro Mecânico, Especialista em Qualidade e Produtividade e Mestre em Gerência da Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Exerceu funções Gerenciais e de Diretoria em empresas nacionais e multinacionais como Delphi Automotive Systems, Reynolds Latasa e Cimed Farmacêutica. Professor do curso de MBA em Gestão de Projetos do Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de São Paulo. Professor do curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade do Vale do Sapucaí e da Fundação Getúlio Vargas.
Gláucia Camperlingo e Ana Luisa Ranieri
Gláucia Camperlingo e Ana Luisa RanieriBright (Marketing e Comunicação)
Com sede em São Paulo, atuam desde 1972 na área de Comunicação, tendo clientes em diversos segmentos, onde se destacam os setores de Construção, Imobiliário, Transporte, Bancário e TI. Atuam com serviços online e off-line.
José Hermínio Scachetti
José Hermínio ScachettiGestão de Serviços. (Apoio a Empresas em Organização das áreas Administrativas, RH)
Especializado em Cargos e Salários/Remuneração e Gestão de Infra-estrutura de Serviços de RH em Empresas em Processo de Implementação (start-up). Possui Pós-Graduação/MBA em Gestão Empresarial (FGV), Especialização em Recursos Humanos (FGV), além de inúmeros Cursos e treinamentos no Brasil e Exterior. Inglês avançado. Carreira profissional ascendente em Recursos Humanos, ocupando nível gerencial por 14 anos,em empresas multinacionais de vários ramos: Dow Corning – Carborundum – Bendix (Bosch Freios) – Tetra Pak – Atlas Copco – Ford – Goodyear – IBM – Singer. Desde 2004 com Consultoria e Auditoria a Empresas nas áreas de Administração e RH: Administração de Cargos e Salários, Política de Remuneração;Pesquisas de Salários e Benefícios; Criação de Política de Recursos Humanos; Código de Ética; Manual de Procedimentos; Montagem e modernização do Depto. de RH; Auditoria em todas as atividades e procedimentos de RH; Recrutamento e Seleção de Pessoal Especializado e Gerencial; Programa de Recolocação de Pessoal; Pesquisa de Clima Organizacional, Motivação, Engajamento; etc.
Lic Romina Pellegrino
Lic Romina PellegrinoSócia Directora de Recursos Humanos Especializados
Licenciada em Recursos Humanos egresada de la Universidad de Morón, Pcia. De Buenos Aires, em el año 2001. Com especialización y foco em reclutamiento de personal clave, basado em las competências indispensables para la organización y el individuo.Especialización en Marketing Estratégico dictado por la Universidad de Belgrano, en el año 2005. Ciudad de Buenos Aires.
Antonio Desuó
Antonio DesuóFederal Recursos Humanos (Cargos e Salários)
Implantação de Estrutura de Cargos e Salários. Pesquisa de Salários e Benefícios. Descrição, Análise e Avaliação de Cargos. Programa de Participação nos Lucros e Resultados. Procedimentos e Políticas de Administração de Salários. Dimensionamento de Pessoal.Estruturação Organizacional Hierárquica. Análise e Melhorias de Processos, Metodologia LSS – Lean Six Sigma. Sistema de Gestão de Processos Administrativos. Implantação, Auditoria e Acompanhamento de Sistemas de Qualidade, Conforme NBR ISO 9001:2008
Un equipo de profesionales con más de 30 años de trayectoria en el mercado laboral, que se dedica a la Consultoría Integral de empresas, al Comercio Internacional, y a la Búsqueda y Selección de Personal Clave; en todo el MERCOSUR, brindando diagnósticos de situación claros y herramientas efectivas; con el fin de colaborar en el cumplimiento de los intereses de la compañía.

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